quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fertirrigação


A fertirrigação é uma prática de manejo que consiste na aplicação de fertilizantes dissolvidos em água diretamente na irrigação, também podendo ser aplicado por costais e máquinas, assim como defensivos agrícolas.

Pinto et al. (2009) cita que a fertirrigação é uma das maneiras mais eficientes e econômicas de aplicar fertilizantes às plantas, pois aplicando-se os fertilizantes em menor quantidade por vez, mas com maior frequência, é possível manter um teor uniforme de nutrientes no solo durante o ciclo da cultura, o que aumentará a eficiência do uso de nutrientes pelas plantas e, consequentemente, a produtividade.

A fertirrigação foi utilizada no Brasil pela primeira vez em 1976 (Empraba hortaliças, 2009) em um experimento de tomate realizado pelo pesquisador Osmar Carrijo. De lá para cá, tem sido aperfeiçoada e cada vez mais utilizada pelos produtores brasileiros, nas mais variadas culturas.

Pode-se aplicar fertilizantes comerciais diluídos em água de irrigação ou certos resíduos orgânicos líquidos, como a vinhaça e efluentes de indústrias alimentícias, sendo comum a exigência de estudos e licensas ambientas para aplicação do segundo tipo de efluente mencionado (WIKIPÉDIA, 2009).

Segundo GUEDES (2009), uma das vantagens da fertirrigação é a aplicação subdividida em doses menores do fertilizante. Assim é possível fornecer à planta as quantidades requeridas de acordo com o estágio fenológico da cultura, quando os nutrientes são mais ou menos requeridos, de acordo com a curva de necessidade de cada espécie. O mesmo autor ainda cita que, se aliado ao gotejamento, a economia de fertilizantes pode ser vantajosa aliada à economia de água.


A distribuição da solução nutritiva (água + fertilizante) pode ser dada de diversas maneiras, dentre elas sugere-se:

a) Por bombeamento

O fertilizante é dissolvido em algum recipiente de grande porte, instalado antes do sistema que irá bombear a água para irrigação. Assim, a solução é puxada pelo bombeamento tal como a água de irrigação, e é fornecida para as plantas de acordo com o sistema a ser utilizado. Neste caso, quando desejar fornecer apenas água, fecha-se a entrada da solução, e quando deseja-se realizar a fertirrigação, fecha-se o fornecimento de água. A desvantagem desta prática é o possível enferrujamento do rotor da moto-bomba.

b) Por gravidade

Este sistema é similar ao anterior, diferindo pelo fato de que neste sistema não se utiliza de bombeamento, sendo assim, a solução é apenas puxada pela ação da gravidade. Este sistema é incompatível com irrigações que exijam altas pressões.


c) Tubo de Venturi



O tubo de venturi é um sistema de injeção de fertilizantes que pode ser usado após o sistema de bombeamento da água de irrigação. O tubo possui um estrangulamento que causa pressão negativa num ponto, fazendo com que a solução de fertirrigação seja succionada e puxada para dentro da tubulação que leva a água de irrigação. É uma técnica bastante eficiente, porém não funciona com sistemas de baixa pressão como gotejamento.


d) Vaquinha

É uma prática muito utilizada por produtores rurais onde conecta-se a tubulação de irrigação em ambos os lados de um recipiente, fazendo com que a água de irrigação entre por um lado e prossiga pelo outro. O fertilizante é jogado diretamente dentro do recipiente que irá se misturar a água de irrigação e seguir adiante. A desvantagem desse método é a falta de homogeneidade da solução fornecida.


No link abaixo pode-se encontrar informações completas e interessantes sobre fertirrigação*:


*Fonte das fotos do tubo de venturi e vaquinha.


Referências:

EMBRAPA HORTALIÇAS. Saiba o que é fertirrigação. Disponível em: www.cnph.embrapa.br/noticias_not31a.htm . Acessado em: 23 de outubro de 2009.
GUEDES, I.M.R. Ciência na agricultura: Fertirrigação. Agosto de 2009. Disponível em: http://scienceblogs.com.br/geofagos/2009/08/ciencia_na_agricultura_fertirr.php. Acessado em: 23 de outubro de 2009.
PINTO, J.M.; BASSOI, L.H.; SOARES, J.M. Manejo da fertirrigação. Disponível em: www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia22/AG01/arvore/AG01_53_2411005115222.html. Acessado em: 23 de outubro de 2009.
WIKIPÉDIA, A enciclopédia livre. Fertirrigação. Disponível em: www.pt.wikipedia.org/wiki/Fertirriga%C3%A7%C3%A3o. Acessado em: 23 de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário